10 séries documentais para assistir durante o período de isolamento social

A pandemia da Covid-19 trouxe a recomendação para o isolamento social, em que as famílias devem permanecer em suas casas e sair somente para o que for necessário. Com a orientação, é necessário buscar novas alternativas de atividades e, hoje, com os serviços de streamings, não faltam opções de entretenimento.

Além de produções audiovisuais para fazer divertir e emocionar, há conteúdos informativos em formato de série que podem servir de aprendizado e inspiração. Para isso, a Cassems criou uma lista de seriados documentais.

72 animais perigosos
A série, dirigida por Bob Brisbane, se dedica em mostrar espécies de animais selvagens, peçonhentos e com presas fortes da América Latina. Com destaque para a fotografia e presença de especialistas da biologia, a produção é uma boa pedida para aqueles que se interessam em saber mais sobre os mistérios da natureza.

O universo
Do History Chanel, dirigido por Erik Thompson, a série mistura animações com ideias e teorias sobre fenômenos da astronomia, depoimentos de profissionais da área e estudos de diversas maravilhas celestiais.

História: direto ao assunto
A série documental explica, em vídeos curtos, histórias sobre o avanço da ciência, movimentos sociais e descobertas que mudaram o mundo. Com infográficos, imagens de arquivos e uma narração fácil de entender, os episódios fazem a história ser um pouco mais divertida.

Anne Frank: vidas paralelas
A obra, dirigida por Sabina Fedeli e Anna Migotto, aborda a tragédia do holocausto com base no diário de Anne Frank que foi e é, até hoje, uma grande porta voz do momento triste que foi a Segunda Guerra Mundial e se tornou um exemplo de coragem e força para diversas pessoas. Também, o documentário entrelaça as histórias de cinco outras sobreviventes do regime nazista.

O código Bill Gates
Com a direção de Davis Guggenheim, a série de entrevistas e imagens de arquivos com Bill Gates e Melinda Gates conta sobre a criação da Microsoft, os percalços vividos pelo casal frente a vida pessoal e profissional e a filantropia da Fundação Bill e Melinda Gates.

Natureza discreta
Dirigida por Mike Coulter, a série fala sobre animais de pequeno porte, em ecossistemas diferentes, alguns pouco conhecidos, que lutam para sobreviver e escapar de seus predadores.

Street food: América Latina
Dos mesmos criadores de “Chef’s Table”, a série documental visita seis cidades para mostrar a sua gastronomia, com sabores e cheiros característicos, em Oaxaca, localizada no México, Buenos Aires, Salvador, La Paz, Bogotá e Lima.

Curta essa, com Zac Efron
A série tem um formato parecido com os clássicos programas de viagem do Discovery Channel. No seriado, o ator Zac Efron viaja para descobrir coisas novas sobre o mundo, como o fato de que é possível assar um pão na areia de uma região vulcânica da Islândia ou ter acesso gratuito à água gaseificada em Paris.

Bebês em foco
Com a produção de Jane Root, a série aborda o primeiro ano de vida de um bebê, que é repleto de conquistas e descobertas. A questão é explorada por meio da rotina de um grupo de 15 bebês filmados durante um ano e as informações dadas por 36 especialistas em primeira infância.

Esportes do mundo
Essa série documental fala sobre as mais perigosas e inusitadas práticas esportivas ao redor do mundo, com uma contextualização sobre as comunidades e culturas das quais elas fazem parte.

Sarah Santos
Ascom Cassems