3 receitas de bolos saudáveis da Cozinha Experimental para o fim de semana

Nutricionista responsável pela Cozinha Experimental escolheu receitas que aliam alto teor nutritivo, fácil preparo e baixo custo

A pandemia do coronavírus trouxe mudanças na rotina das pessoas e, com isso, a população mundial teve que encontrar novas maneiras de se adaptar à nova realidade. Antes da recomendação para o isolamento social, o fim de semana era indicado para atividades de lazer, como sair com os amigos, caminhar ao ar livre ou passear em locais de circulação coletiva, como shoppings. Agora, com as orientações de prevenção em saúde, é necessário ficar em casa.
O programa de prevenção da Cassems, “Cozinha Experimental”, realiza aulas de culinária saudável, com ingredientes acessíveis e fácil preparo. Os bolos são tradicionalmente conhecidos como preparações calóricas e com ingredientes nada saudáveis. No entanto, é possível encontrar versões nutritivas e saborosas, com substituições de ingredientes para um resultado menos calórico e mais rico em nutrientes.
Confiram as receitas da “Cozinha Experimental”:

Bolo integral de maçã
Ingredientes:
4 ovos
1/2 xícara de óleo
4 maçãs com casca
1 colher de café de bicarbonato
1 colher de chá de canela em pó
Modo de Preparo
Bater todos esses ingredientes no liquidificador. Depois de tudo misturado, acrescente 2 xícaras de chá de açúcar mascavo, bata um pouco para misturar, adicione 2 xícaras de chá de farinha de trigo integral e bata novamente para misturar. Se quiser, coloque nozes, uva passa, castanha ou nozes à gosto, misturado no creme. Por último, coloque 1 colher de sopa de fermento.

Bolo de Chocolate Low Carb
Ingredientes:
4 ovos
4 colheres (sopa) de óleo de coco
5 colheres (sopa) de xilitol ou açúcar de coco
1 xícara (chá) de cacau em pó
1 xícara (chá) de água
100 g farinha de amêndoas
1 colher de fermento em pó para bolos
Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes na sequência, com exceção do fermento, que deve ser inserido no final. Unte a forma com óleo de coco e cacau em pó. Leve ao forno médio por cerca de 30 minutos ou até o palito sair seco.
Dica: para deixar a preparação com cara de Brownie, adicione ¼ de xícara de nozes picadas com a massa ainda crua. Para variar, pode-se adicionar coco ralado. Conserve na geladeira ou congele.

Bolo funcional de laranja, côco e gengibre
Ingredientes:
1 laranja inteira, sem casca e sem caroços
3 ovos inteiros
1 xícara de leite vegetal
1 xícara de coco ralado seco
1/2 xícara de farinha de arroz
1/2 xícara de farinha de amêndoas, podem ser trituradas no liquidificador
1 colher de sobremesa de fermento em pó
1 colher de chá de gengibre fresco ralado
3/4 xícara de adoçante culinário, açúcar de côco, mascavo ou demerara
Modo de Preparo:
No liquidificador, bater a laranja, os ovos e o leite, até que vire uma mistura homogênea. Em um recipiente, juntar as farinhas, o adoçante e o fermento. Misturar. Juntar as 2 misturas e mexer bem. Colocar o gengibre ralado. Untar uma forma média com óleo de côco, colocar a massa e levar ao forno médio, em 180º, pré-aquecido, até dourar.

Sarah Santos
Ascom Cassems