Aproveite o tempo livre para realizar práticas de autocuidado

Alguns hábitos de cuidado consigo mesmo impactam positivamente a autoestima e saúde mental

Diariamente, alguns comportamentos e práticas podem contribuir para a diminuição da auto valorização de um indivíduo. Atitudes como ignorar necessidades e desejos, viver em função de opiniões de outras pessoas e colocar-se em segundo plano podem prejudicar a autoestima. Mesmo que não pareça importante, a atenção que uma pessoa dá a aspectos simples da rotina, como o cuidado com os cabelos e a pele, são iniciativas para o autocuidado, tendo como consequência o aumento da autoestima.

Administrar o seu tempo para dar mais atenção à si próprio é mostrar que você é digno de seu próprio cuidado. Mas, atenção, autocuidado não se resume às rotinas de beleza, mas, também, em realizar a prevenção da saúde física e mental. Durante o período de reclusão social, se atente às dicas da Cassems para práticas de autocuidado.

  • Faça um café da manhã especial, monte uma mesa com arranjos e flores, convide a família toda e aproveitem para conversar e olhar um para o outro com mais atenção.
  • Pegue sol de algum ponto da sua casa, estique uma toalha e deite ou sente em uma cadeira e desfrute. É importante ter atenção para os horários mais seguros para a exposição solar, antes das 10h e depois das 16h.
  • Coloque suas músicas favoritas para tocar e dance na sala de casa, sem se preocupar com os passos de dança. Se quiser, chame a família para se movimentar junto.
  • Organize as fotos do seu celular e computador. Crie pastas, delete as desnecessárias, separe algumas para revelar. A atividade pode te proporcionar alguns momentos de boas lembranças. 
  • Coloque o seu quarto em ordem. Jogue fora papeis velhos, separe roupas que não sirvam mais para doar e mude os móveis de lugar. Se precisar de inspiração, busque na internet algumas dicas para decoração com as coisas que já tem em casa, sem precisar sair.
  • Tire todas as roupas do guarda-roupa, monte “looks” com as peças e tire fotos para se lembrar. Às vezes, na correria do cotidiano, não conseguimos escolher peças de roupas estratégicas, que combinem e que valorizem o corpo. Aproveite para conhecer mais o próprio corpo e que tipo de roupa lhe cai melhor.
  • Faça uma hidratação facial e esfoliação corporal com as máscaras e ingredientes que você tem em casa. Na Internet, há diversas receitas, muitas com receitas fáceis de adquirir.
  • Hidrate o seu cabelo e da família toda em um ritual de beleza caprichado. O momento pode ser divertido e, ainda, fazer com que olhem mais para si mesmos e para o familiar.

Sarah Santos
Ascom Cassems