Cassems contra o coronavírus: o que fazer durante o período de isolamento social?

Com o crescimento dos casos de coronavírus no Brasil e, consequentemente, do movimento #fiqueemcasa, o temido momento em que o isolamento social se tornaria imprescindível chegou. A quarentena é uma das medidas de proteção mais eficazes para evitar a transmissão do vírus e, neste momento, é a recomendação das grandes organizações de saúde e governo, para diminuir os danos causados pela pandemia.

Entretanto, em um momento de tensão generalizada, estar trancado em casa pode trazer uma série de sentimentos. E, caso a solidão bata à porta, é preciso criar estratégias para superar. Nada substituir o encontro físico, mas a tecnologia pode se transformar em uma grande aliada neste período, diminuindo, conforme o possível, a solidão e trazendo bons momentos de descontração. Confira 10 coisas que você pode fazer para se distrair durante a quarentena.

1 – Assista filmes alegres

As plataformas de streaming para filmes e séries na Internet possuem as mais diversas alternativas, em todos os gêneros, e são uma boa opção para se distrair. No entanto, em um período de incertezas e pânico pelo qual o mundo passa, é preciso dar preferência para produções com um conteúdo alegre, que deixem sensação de leveza e felicidade.

2 – Cuide de você mesmo

Manter uma rotina de autocuidado é o primeiro passo para poder lidar com qualquer problema vindo do isolamento. Tire os cremes das prateleiras, realize rituais de hidratação corporal, facial e capilar. Aproveite os dias em casa para fazer aquele “spa day” que você merece e não realiza há algum tempo.

3 – Não deixe de fazer exercícios físicos

As academias são espaços de aglomeração de pessoas e, por isso, um dos ambientes mais indicados para o fechamento durante o período de quarentena. Aos que mantém uma rotina de atividades físicas, podem continuar as práticas em casa, por meio dos aplicativos disponíveis e vídeos de instrução. O importante é manter-se em movimento, mesmo dentro de casa.

4 – Faça lives com os amigos

Marque com seus amigos um horário para todos se reunirem em chamadas de vídeo. Se possível, evite assuntos tão sérios e faça desse momento algo leve e fácil. Vocês podem fazer alimentações, assistir à filmes juntos ou colocar a conversa em dia. Mesmo sem a companhia dos amigos, é possível fazer desses dias um pouco mais alegres mantendo o contato com eles.

5 – Ligue para trocar informações sobre o coronavírus

Aproveite o tempo livre e faça uma lista com os parentes, amigos e demais pessoas de mais idade com a qual você se preocupa, que possam ter dificuldades com as tecnologias e, por isso, fazer um apanhado de informações verídicas sobre as medidas de proteção necessárias durante uma pandemia. Converse com eles sobre o novo coronavírus, explicando o que é este fenômeno, a importância de ficarem em casa e de que maneira podem se cuidar. Assim, é possível manter o contato com quem se ama e orientá-los, também.

6 – Ouça podcasts

Caso não queira ficar preso à televisão, uma alternativa é ouvir podcasts. Os programas estão fazendo sucesso e atualmente existe uma grande diversidade de assuntos, como política, educação, esportes, tecnologia, ciência, celebridades, humor, entre muitos outros. Os podcasts possuem duração variada e podem ser escutados em diferentes momentos do dia, em agregadores para computador ou com a liberdade de ouvir pelo celular, em apps para Android e iPhone (iOS), como Spotify, Deezer, Apple Podcasts e Google Podcasts.

7 – Aposte em cursos on-line

Outra atividade possível para a quarentena do coronavírus é fazer cursos online. Várias plataformas de educação oferecem cursos online, com emissão de certificado e algumas, inclusive, abriram cursos para que as pessoas tenham atividades para fazer durante a quarentena. Desta forma, é possível aproveitar o isolamento para profissionalizar o currículo e aprender coisas novas.

8 – Meditar

Meditar pode ser uma atividade relaxante para usuários que desejam controlar a ansiedade de estar em isolamento social. Aplicativos grátis, como Zen e Meditopia, disponíveis para Android e iPhone disponibilizam sessões de meditação com movimentos de respiração, exercícios de relaxamento e músicas tranquilizantes. Caso você tenha uma religião específica, outra alternativa é separar um momento do dia para preces e reflexão, desta forma, pode-se tornar os dias mais leves.

9 – Experimentar novas receitas

O tempo livre da quarentena pode ser preenchido na cozinha. A Internet possui diversos pratos explicados em vídeo ou por meio de tutoriais em texto, com o detalhamento dos ingredientes e do passo a passo. É possível encontrar receitas doces, salgadas, para entrada, prato principal e sobremesa, além de opções saudáveis, molhos e acompanhamentos, com o passo a passo detalhado para reproduzir em casa. O canal da TV Cassems no Youtube, por exemplo, possui algumas receitas e preparações saudáveis. Desta forma, você pode ocupar seu tempo e ainda garantir uma alimentação saudável, para fortalecer a imunidade em tempos de pandemia.

10 – Dance

Quem dança seus males espanta! Já que as festas e eventos não são recomendadas para este momento, e se você não pratica nenhuma atividade física, pode começar agora. No Youtube, diversos vídeos de dança, em ritmos diferentes, estão disponíveis para quem quer aprender novos passos. Afaste os móveis da sala, vista uma roupa confortável e tente aprender uma coreografia da sua música favorita.

Sarah Santos
Ascom Cassems