No Dia Mundial da Saúde, profissionais da área dão dicas de como passar pelo período de pandemia do novo coronavírus

O Dia Mundial da Saúde é comemorado nesta terça-feira (07) e, em pleno cenário de pandemia do coronavírus, é necessário ter cuidado redobrado com o bem-estar do corpo e da mente. Para se prevenir e superar esse período em que as pessoas estão suscetíveis à uma nova doença, a Cassems deixa algumas dicas dos seus profissionais para o cuidado com a saúde.

José Roberto Faker, fisioterapeuta:

“Nesta fase de pandemia, temos que cuidar do corpo e da mente. Em relação ao corpo, não devemos ficar parado somente vendo televisão, podemos aproveitar o tempo para fazer exercício e usar o que temos em casa. No sofá, por exemplo, é possível trabalhar o movimento de subida e descida nas pernas. Assim, quando voltar às atividades, não sentir muito o tempo de inatividade desses dias de pandemia. Com relação ao psicológico, é bacana jogar jogos de memória ler um livro, para manter a cabeça ocupada”. 

Eliana Nogueira, nutricionista:

“Em tempos de pandemia, é necessário cuidarmos ainda mais da nossa alimentação e incluir hábitos saudáveis na nossa rotina. Precisamos buscar alimentos e nutrientes que fornecem suporte ao nosso sistema imunológico, como zinco, vitamina D, vitamina C, gengibre e açafrão. Lembrando que nenhum alimento ou nutriente isolado é capaz de melhorar nosso sistema imunológico, portanto, orienta-se para manter uma alimentação diversificada e equilibrada, rica em frutas e vegetais. Além disso, manter uma rotina de exercícios e noites de sono adequadas são potentes moduladores imunológicos”.

Nakal Laurenço, educador físico:

“Precisamos falar da importância da atividade física. Podemos desempenhar em casa, no quintal, com acessórios que se encontram dentro de casa mesmo. Existem alguns sites em que educadores físicos dão importantes dicas via vídeo sobre como desempenhar a atividade. No mínimo, fazer 30 minutos de exercícios por dia, se hidratar, dormir bem e, quando acordar, uma sessão de alongamentos para despertar o corpo e preparar as articulações para a atividade em casa. Com os entes da família, pode-se fazer jogos lúdicos”.

Claudia Szukala, psicóloga:

“Manter a saúde mental em época de pandemia é fundamental. Ao olhar a realidade externa, está tudo muito confuso, atormentado, é muito medo e angústia. Precisamos nos voltar para dentro e  ajeitar dentro de nós mesmos um espaço de aconchego. Precisamos nos dedicar à algo que gostaríamos de ter feito e não fizemos e procurar atividades que deem paz. Precisamos entender que isso é um momento e  que vai passar. Quando estamos em um período de caos, a tendência de ser humano é bloquear o pensamento e parar. Então, devemos respirar fundo e não perder a capacidade de pensar que estamos tomando as medidas de segurança necessárias, é apenas um período e que há algumas coisas para fazer e aliviar o momento”.

Sarah Santos
Ascom Cassems