Programa de prevenção ‘Casal Grávido’ da Cassems volta à ativa em modalidade virtual

De maneira gratuita e aberta ao público, o curso migra para plataforma digital

Na próxima quinta-feira (25), às 19h, pais e mães terão a oportunidade de realizar um curso gratuito, com os profissionais da saúde da Cassems, sobre a gestação, o pré-natal e o pós-parto. O programa de prevenção ‘Casal Grávido’, que estava suspenso desde março em decorrência da pandemia de Covid-19 e agora retorna em formato digital, tem o objetivo de prevenir os principais problemas que possam aparecer durante a gestação, por meio de roda de conversa com os pais. Os interessados em participar do “Casal Grávido” devem fazer a inscrição pelo e-mail programasdeprevencao@cassems.com.br ou Whatsapp 9 9974-0599.
No programa de prevenção, um casal será sorteado para participar presencialmente, respeitando todas as medidas de prevenção para distanciamento e higiene. Junto da roda de especialistas da gestação e maternidade, os pais poderão dialogar abertamente e tirar dúvidas referentes à esse período tão importante.
A diretora de Assistência à Saúde da Cassems, Maria Auxiliadora Budib, salienta que, mesmo em meio à uma pandemia, o plano de saúde mantém o seu compromisso com as mães e os cuidados durante a gestação. “Se os beneficiários não podem vir até nós, nós vamos até eles. Agora, as dicas e troca de experiências do ‘Casal Grávido’ estarão disponíveis em uma versão online, feita com muito carinho e aberta à toda a comunidade”.
Para Ana Carolina Pinheiro, educadora física, é importante dialogar com os casais, mesmo em uma segunda gestação. “No ‘Casal Grávido’, temos profissionais de diversas áreas da saúde para tirar dúvidas e interagir com os pais. Então, as perguntas vão surgindo e novas situações aparecem. Sempre tem novidades no mercado, buscamos esse momento para deixar os pais mais tranquilos para receber o filho tão desejado”.
De acordo com a médica Pediatra, Jheth Jeanne, o programa de prevenção oferece conforto para os pais, por meio da troca de informações. “Os pais podem tirar dúvidas da parte técnica da gestação e parto, além de experiências mais subjetivas e individuais. Desta forma, os pais podem tirar algumas inseguranças deste período”.
Uma das profissionais que participam do programa, a enfermeira Paula Serafim conta que, independentemente das dúvidas que os pais trazem ao curso, o mais importante são a adaptação e o carinho despendido ao bebê.
“Os pais têm muitas dúvidas sobre a amamentação, de como proceder, do tempo de aleitamento, de como a alimentação transcorre nos primeiros dias após a gestação. Eles também têm muitas dúvidas sobre os cuidados familiares, como banho, cuidado com coto umbilical. Mas a importância de tudo é mostrar diferentes modos de fazer, porque cada família tem o seu jeito de fazer as coisas e é justamente esse jeitinho que as crianças precisam. E é isso que as mães precisam fazer, se fortalecer, porque os bebês precisam dela e da família na qual eles estão inseridos, e assim o resto fica bem”.

Sarah Santos
Ascom Cassems